Reforma Penal ou Retrocesso?



Que a maioria da sociedade brasileira seja adepta à proposta de redução da maioridade penal é compreensível, mas que parlamentares a defendam é vergonhoso!
           Frequentemente somos bombardeados em nossas casas por noticiários de crimes praticados por adolescentes, os quais já não mais se limitam ao cometimento de pequenos delitos, sendo comum o envolvimento de menores em crimes hediondos, como homicídio qualificado, tráfico de entorpecentes, estupro, extorsão mediante sequestro, latrocínio etc.
           Mediante tal cenário, creio ser até justificável a crença popular que punição tem o poder de cessar a violência, afinal quem nunca deu uma palmada para educar? É sempre mais fácil empurrar a sujeira para debaixo do tapete que arrumar a casa.
           Os meninos e meninas de hoje já não são os mesmos, mas infelizmente o nosso país ainda é. Não adianta reduzir a maioridade penal se a única escola que oferecemos é a escolas das ruas. Como socializar quem não foi socializado? Como reeducar a quem não foi oferecido educação?
           Que me perdoem os sonhadores, mas a verdade é que não temos nenhuma condição de reduzir a imputabilidade penal, tal medida só serviria para tornar ainda mais caótico o já tão precário sistema penitenciário brasileiro. Violência se combate com investimento em educação e não com exclusão!

 “Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos”
Pitágoras




Adriel

Sobre o autor

Dayane Nalin: Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade.

outros lugares:

Um comentário:

  1. Realmente não se pode reduzir a maioridade penal; pois seria inconstitucional. Porém talvez seja a hora de pensar em reformar o ECA.

    ResponderExcluir