Mensalão: Julgamento ou Desvio de Atenção



O tão esperado anúncio de que a novela do “Mensalão” se aproxima do fim, elevou a temperatura e causou alvoroço nas esferas políticas e jurídicas do país. O processo que apura responsabilidades no suposto esquema de compra de votos de parlamentares começará a ser julgado pelo STF no dia 1º de agosto.
           As muitas tentativas frustradas de impedir que o mensalão fosse julgado mostram que o prestígio de Lula e José Dirceu já não anda tão em alta, e principalmente que o povo brasileiro ainda tem memória!  Venceu a autonomia do Poder Judiciário, que por pressão ou não da sociedade, contribuiu para resgatar a credibilidade na justiça brasileira.
           O julgamento não poderia vir em melhor hora, em época eleitoral nada melhor que um escândalo para desviar olhares e encobrir as sujeiras. Os noticiários transformam o assunto em um nada político e eleitoreiro.
           Não nos iludamos! Muitos capítulos ainda estão por vir. De um lado, o espetáculo autoritário e midiático, e, de outro, a cidadania em permanente construção.

  “A Primeira condição para se mudar a realidade é conhecê-la”
                              Eduardo Galeano

 




Adriel

Sobre o autor

Dayane Nalin: Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade.

outros lugares:

Nenhum comentário:

Postar um comentário