Família sustentável


Um dos temas de maior repercussão, não apenas no cenário Nacional, mas também mundial é a sustentabilidade. Mas, afinal o que é a sustentabilidade?
Sustentabilidade pode ser resumida como um princípio cujo objetivo é não comprometer as gerações futuras. Destarte, incentiva-se uma produção controlada de bens e serviços, além de um maior respeito ao meio ambiente, com políticas de reflorestamento e cuidados para com ele, onde não comprometa os recursos naturais para as gerações futuras.
O Conceito de Sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de diversas variáveis, mas pode-se dizer que deve ter a capacidade de integrar as questões sociais, energéticas, econômicas e ambientais.
Embora haja diversas questões que envolvam a sustentabilidade, cabe salientar a questão social, que engloba o respeito ao ser humano para que este possa respeitar a natureza. Além do ponto de vista do ser humano, cabe tão somente a ele a conservação do meio ambiente.
A família sustentável parte do pressuposto dos valores da mesma, contando com toda a experiência adquirida dos mais antigos da árvore genealógica e, passando aos mais jovens todos os seus hábitos e costumes para preservação da família.
Os mais antigos tem muitas coisas para nos ensinar, por exemplo, a não desperdiçar alimentos e outras coisas importantes, a manutenção e aquisição da família, além dos valores que a cercam.
Tais ensinamentos são importantes, principalmente, para as novas gerações, que devido ao avanço tecnológico possam acabar se esquecendo da importância das coisas mais simples e preciosas da vida, não se importando com preservação do mundo, assim não permitindo recursos para as novas gerações.
A população mundial continua crescendo, entretanto, os recursos naturais vão se tornando cada vez mais escassos. Daqui a alguns anos, bens essenciais como o petróleo, por exemplo, deverão ser substituídos por outros. Por isso, as famílias devem primar por ensinar hábitos que proporcionem a economia.
Quando o assunto é a água, cabe também a família, pois este elemento natural é o mais essencial para a humanidade. Cabe aos pais ensinarem aos seus filhos meios de conservação desta, além de evitarem o seu desperdício.
O aumento da população e das atividades industriais, o desflorestamento e a exploração excessiva dos recursos naturais altera o ecossistema de forma irreversível. As consequências devastadoras estão se tornando aparentes.
A essência do desenvolvimento sustentável é atender as necessidades do presente sem comprometer a habilidade das gerações futuras de atender suas próprias necessidades. Para crescer sem destruir é preciso olhar com uma visão de longo prazo.
É preciso pensar com uma perspectiva mais abrangente, com a inclusão de todos os aspectos e partes relacionadas. Ideias novas, simples, autênticas. É a simplicidade que faz o planejamento e a prática serem iguais. É necessário que todos pensem de uma forma mais integrada e positiva, onde cada família deve se envolver como se existisse apenas uma família.

Uma família deveria ser sustentável por sua própria natureza. Família significa um grupo de pessoas unidas por valores e princípios em comum. Uma família sustentável é aquela que cria condições para as próximas gerações crescerem e para a transição entre gerações, que pensa em longo prazo e na sua própria continuidade, que preserva valores. É aquela que cuida, preparando as próximas gerações que continuamente cria líderes que são exemplos e inspiram os outros. É aquela que fortalece o indivíduo no sentido de resgatar sua própria essência. É aquela que respeita. Família é um local para praticar o que é essencial, logo, deve ser um exemplo.

       Às Vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas... O tempo passa... e descobrimos que grandes mesmo eram os sonhos e as pessoas pequenas demais para torná-los reais!
 Bob Marley


Rafael Souza

Sobre o autor

Rafael Souza: Fascinado por Direito, Politíca e Filosofia. Acredito que deve-se educar a criança para que não seja necessário punir o adulto.

outros lugares:

Nenhum comentário:

Postar um comentário